Bolsonaro determina investigação sobre óleo que atinge praias do Nordeste

Bolsonaro determina investigação sobre óleo que atinge praias do Nordeste

O presidente Jair Bolsonaro determinou no último  sábado (5) uma investigação sobre as causas e as responsabilidades pelas manchas de óleo que vêm aparecendo em praias da região Nordeste.

A determinação de Bolsonaro, consta em um  despacho publicado em edição extra do Diário Oficial da União, e foi feita após  um mês  os resíduos de óleo começarem a aparecer em praias da região. A Marinha do Brasil está investigando as causas.

O ministro do Meio Ambiente, ficou de se pronunciar nesta segunda- feira (08) sobre o assunto.

Apesar de não constar no balanço oficial do Ibama, a Bahia também foi afetada. Na quinta, as manchas de óleo chegaram ao litoral norte do estado, segundo o Projeto Tamar, que atua na preservação de espécies marinhas em extinção na região.  desde a quarta-feira (2) as solturas de filhotes de tartarugas marinhas estão suspensas na área de atuação do projeto em Sergipe e no extremo Norte da Bahia, por causa das manchas de óleo. Essa semana chegou muito óleo, mais até do que na semana passada, inclusive há informações que existe óleo no mar. É um dos maiores acidentes que a gente já viu e a soltura foi suspensa com a retenção dos filhotes. A gente estuda a possibilidade de levar os animais para um lugar mais seguro e na segunda-feira tomaremos uma decisão se a soltura será em alto mar, aqui no estado, ou em algum lugar da Bahia, mais distante de onde está tendo o acidente”, informa Cesar  Coelho, engenheiro de pesca do Projeto Tamar.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *