Portal Saúde no Ar

 

País teve quase 200 mil litros de óleo derramados no mar em 3 anos

Entre 2019 e 2021, cerca de 195 mil litros de óleo derramados no mar brasileiro. O número corresponde, a 5,5 mil litros vazados mensalmente. As informações são da coluna do Guilherme Amado, no site Metrópoles.

Dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) registra 23,7 mil litros em 2019. 151,6 mil litros em 2020; e 20 mil litros em 2021. Até o momento não há informações dos números correspondentes a 2022.

Na ultima semana, manchas de óleo reapareceram em praias de quatro estados do Nordeste: Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia.

Em Salvador, a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) retirou na ultima sexta-feira (2), 16 quilos de fragmentos de óleo das praias da Boca do Rio e da Pituba. De acordo com a empresa, em menos de 10 dias, houve a retirada de cerca de 26 quilos do material.

Além disso, no último sábado (3), manchas de óleo apareceram nas praias da Costa e Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros, litoral norte de Sergipe.

Até o momento, não há confirmação se as novas manchas encontradas tem a mesma origem do que apareceu em 2019 no Nordeste e no Sudeste, considerado o maior desastre ambiental do litoral brasileiro.

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe