Biblioteca Central adquire óculos com inteligência artificial

Biblioteca Central adquire óculos com inteligência artificial

oRCAM

Com o objetivo de promover a inclusão através da leitura, a Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão vinculado a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), adquiriu nove óculos com inteligência artificial para os frequentadores do setor Braille da Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris). 

A entrega dos óculos será feita na quinta-feira (25), às 11 horas, com a participação da Secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana, do diretor geral da FPC, Zulu Araújo, do diretor da Mais Autonomia Tecnologia Assistiva, distribuidora exclusiva da OrCam no Brasil, Doron Sadka, da Associação Baiana de Cegos e do Centro de Apoio Pedagógico do Deficiente Visual (CAP).

De acordo com o diretor geral da FPC, Zulu Araújo, a aquisição dos óculos Orcam MyEye 2.0 permitirá a leitura de textos e demais materiais impressos com precisão e representa "a modernização e inovação dos equipamentos disponíveis no Setor Braille da BCEB", diz o diretor. Ainda segundo Zulu, "é importante reduzir as barreiras que dificultam a participação de pessoas com deficiência na sociedade pela falta de acesso à leitura e a informação", afirma Zulu.

Para Doron Sadka, "cerca de 80% das atividades que realizamos no dia a dia estão relacionadas à leitura. O OrCam MyEye proporciona, com o poder da visão artificial, a inclusão, ao oferecer acesso à informação disponível aonde a pessoa estiver", explica Sadka, que fará a entrega dos óculos à Secretária de Cultura, Arany Santana. 

Sobre os óculos 

O OrCam MyEye 2.0 é um dispositivo de inteligência e visão artificial que permite o acesso fácil, intuitivo e instantâneo à informação disponível em tempo real e funciona offline. Dentre as funcionalidades, os óculos podem ler textos em qualquer superfície em português, inglês e espanhol; reconhecem produtos e código de barras; identifica cédulas de dinheiro; reconhece rostos, cores e informa a hora e a data.

Serviço:

O que: Entrega de 9 óculos OrCam MyEye 2.0 para o setor Braille da Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris)

Quem: O diretor da Mais Autonomia Tecnologia Assistiva, Doron Sadka, fará a entrega dos óculos para a Secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana.

Quando: Entrega na quinta-feira (25), às 11 horas

 

Fonte: SECOM Governo da Bahia 

Foto: Assessoria 

Redação Saúde no ar (DS) 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *