Benefícios da cirurgia bariátrica

Benefícios da cirurgia bariátrica

Young chubby woman with oversized pantA dores e dificuldade de mobilidade são complicações que contribuem para a baixa qualidade de vida de pessoas com obesidade severa. Além dos benefícios metabólicos e redução de peso, a cirurgia bariátrica proporciona também uma melhora nas dores e mobilidade de pacientes submetidos ao tratamento. Um estudo publicado no periódico científico JAMA – Journal of American Medical Association, realizado em 10 hospitais dos Estados Unidos, com 2.221 pacientes, aponta uma melhora das dores em 60% dos pacientes após um ano da realização da cirurgia bariátrica.

Confira também:

Cirurgia bariátrica pelo SUS

Ginástica funcional para obesos

O excesso de peso pode causar um desgaste nas articulações e o aumento da gordura corporal gera uma predisposição para quadros inflamatórios, que ocasionam dor nos pacientes com obesidade. “Há uma sobrecarga, principalmente nos joelhos e quadris, que pode acarretar uma osteoartrite, doença degenerativa das articulações. Os ossos e músculos das costas também são tensionados, podendo resultar em dor e diminuição da mobilidade”, explica o Dr. Marcus Lima, médico especialista em Cirurgia Bariátrica e Videolaparoscopia.

Com a realização da cirurgia bariátrica, as melhoras já podem ser observadas nos primeiros meses. “É significativo o resultado apresentado após o procedimento cirúrgico, aliado à atividade física, na melhora das dores, mobilidade e qualidade de vida”, afirma o cirurgião bariátrico.

De acordo com o estudo publicado no periódico científico Journal of American Medical Association, esses benefícios já podem ser observados no primeiro ano do procedimento. “As melhoras são evidentes, principalmente as relacionadas às dores no joelho e no quadril, podendo levar a um aumento de 60% no tempo de caminhada. Até completar o terceiro ano de realização da cirurgia, pacientes sinalizam melhora de 70% da capacidade física nos primeiros anos após a cirurgia bariátrica”, relata o Dr. Marcus Lima.

Redação Saúde no Ar*

João Neto

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.