Bahia é o terceiro estado que menos consome água no país

Bahia é o terceiro estado que menos consome água no país

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) 2017, anunciada nesta quarta-feira (22/07) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia é o terceiro estado que menos consome água no país.  Ao todo, são  338,1 litros utilizados por dia em cada economia ativa. No estado, 90% das economias ativas (3,84 milhões), são residências domiciliares.

O consumo de água diariamente por cada economia ativa da Bahia só é maior do que em Goiás (308,4 litros por dia) e Pernambuco (302,3 litros por dia). No Brasil, o consumo médio diário estava em 420,1 litros por dia. Já Amapá, Pará e Rio de Janeiro são os estados com maior consumo.   Considerando que cada residência tenha em média três moradores, o consumo diário de água por pessoa na Bahia, em 2017, ficava em 112,7 litros por dia. Esse é um valor menor do que a média brasileira, de 140 litros por dia, para cada habitante, e aproximadamente igual ao recomendado pela Organização da Nações Unidas (ONU) de 110 litros por dia.

Segundo Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa), apenas em 2017, dos 4,97 milhões de domicílios que existem na Bahia, 1,13 milhão (22,7%) não são atendidos pela rede legal de abastecimento da Embasa ou  outra prestadora de serviço.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *