SAÚDE NO AR

Ataque de aranha quase mata jovem

A viúva-negra é uma espécie de aranha muito perigosa. Sua picada pode ser fatal. Ela tem este nome porque o macho morre logo após o acasalamento e a aranha se alimenta dele para repor as energias gastas na cópula. Ela é preta e possui uma pinta vermelha em forma de ampulheta na barriga. Sua espécie é Latrodectus mactans, mas existem outras latrodectus, chamdas de parentes ou primas, que são tão perigosas quanto ela.

Que o diga o britânico Sunil Dade, picado por uma aranha similar à aranha viúva negra no quintal de sua casa, em Greendford, Londres. Dade foi tirar peças do varal e colocava as roupas no ombro quando sentiu uma dor agudíssima na nuca, que ele definiu como o “ser atingido por um raio”. Entrou em casa gritando e o irmão o socorreu ajudando-o a tirar o veneno do aracnídeo do pescoço.Seu irmão foi procurar a causa no quintal e encontrou a falsa aranha viúva negra.

Em reportagem, publicada no “Daily Mail”, Dade contou que recebeu tratamento médico, mas sua pele ao redor do pescoço ficou totalmente preta e ele levou três semanas para se recuperar. Na primeira, a pele negra começou a descascar, causando imenso desconforto. Nas duas seguintes teve problema para dormir devido à sensibilidade da área picada e foi afastado do trabalho. “Eu nunca tive medo de aranhas, mas depois disso as coisas mudaram”, explicou o britânico de 33 anos em entrevista.

“Eu já quebrei duas vértebras em um acidente e fui picado por uma abelha. Essas lesões não foram nada comparadas a isso, foi um milhão de vezes pior. Foi como se eu tivesse sido atingido por um raio”, observou ele para o jornal.

Posteriormente, Dade fez um alerta às autoridades sobre a presença do animal na região, já que perto de sua casa existem dois parques de recreação para crianças e a picada de uma aranha como a falsa viúva-negra pode trazer consequências fatais para elas.

 

*Redação Portal Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.