AstraZeneca tem eficácia comprovada contra variante Gama

Com pesquisa contando com 61.164 pessoa, o imunizante AstraZeneca, contra a covid-19 produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); consegue dar alta proteção contra a variante Gama do vírus Sars-CoV-2, em pessoas acima dos 60 anos.

De acordo com o estudo, publicado na na revista científica Nature Communications. O imunizante revelou que em 28 dias após a primeira dose, a efetividade contra a covid-19 sintomática era de 33,4%; bem como sendo de 55,1% contra hospitalização e de 61,8% contra a morte entre idosos.

A variante descoberta em Manaus, no fim de 2020, levou a segunda onda da doença no Brasil. Contudo, a nova mutação, Delta, surgida na Índia é a responsável pelo novo aumento de casos.

Além disso, segundo o levantamento a segunda dose eleva em cerca de 30% a proteção em relação à aplicação da primeira, com efetividade de 93,6%.

Dessa forma, o estudo contou com 20 especialistas Brasileiros do Brasil; dos Estados Unidos e da Espanha com coordenação do médico infectologista Julio Croda, da Fiocruz Mato Grosso do Sul. Croda explica que a pesquisa buscou fornecer dados sobre a eficiência da vacina em pessoas mais velhas; já que o envelhecimento causa uma perda natural na imunidade.

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.