Por meio de nota, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informou que desde a segunda-feira (26); que professores e pesquisadores do Brasil inteiro tentam acessar a plataforma Lattes, onde ficam hospedadas todas as informações dos pesquisadores, bem como os seus trabalhos desenvolvidos, mas não conseguem.
De acordo com o conselho, tem tentou acessar a plataforma receberam comunicado de que o sistema Lattes estava fora do ar; pois, o servidor do CNPq “queimou”. Até o momento da reportagem, quem tenta acessar a plataforma recebe a mensagem da perda de conexão.
Dessa maneira, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) revelou que o servidor do CNPq “queimou” e que não havia backup da plataforma lattes; além disso, ainda não é possível dimensionar a quantidade de dados que foram perdidos.
“A placa do servidor que queimou não tinha backup, a gente não sabe exatamente o que a gente perdeu (de dados); se perdeu alguns segundos, minutos, horas, dias. A folha de pagamento também está comprometida, vai ter que fazer algum processo manual, enfim, está um caos no CNPq”, informa o Conselho .
Veja a nota oficial do CNPq: