Anvisa bane agrotóxico do mercado

Anvisa bane agrotóxico do mercado

O ingrediente ativo de agrotóxico Parationa Metílica foi banido do Brasil pela Anvisa, nesta quinta-feira (03.12), após reunião da Diretoria Colegiada da Agência. No cenário internacional, o ingrediente já tem o seu registro cancelado em 34 países, tendo sido banido dos Estados Unidos (EUA) em 2013. Dos 45 países pesquisados apenas 11 ainda utilizam a substância, e mesmo assim sob severas restrições. Esse ingrediente ativo está incluído na lista das substâncias mais perigosas da Convenção de Roterdã, na Holanda.

A decisão do órgão se baseou nas evidências científicas que demonstram a extrema toxicidade do ingrediente, no parecer da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e no resultado de consultas públicas.

A retirada da Parationa do mercado brasileiro será programada e a proibição da sua comercialização entra em vigor a partir de 1º de junho de 2016, enquanto a proibição da sua utilização começa a vigorar em 1º de setembro de 2016.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a descontinuidade do uso da Parationa Metílica não deverá causar prejuízos ao país, do ponto de vista agronômico, pois há no mercado produtos com menor toxicidade que podem substituí-la.

Segundo o diretor Ivo Bucaresky, relator do assunto na Anvisa, o banimento da Parationa Metílica representa o fim de um longo debate sobre essa molécula, iniciado em 2008, quando a Anvisa, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 10 de 2008, colocou em reavaliação alguns ingredientes ativos de agrotóxicos.

Naquele ano, empresas entraram com processo liminar na Justiça para sustar esse processo de reavaliação, que posteriormente foi derrubada e prosseguiu a reavaliação de produtos. Segundo Bucaresky, “essa medida é muito importante para a saúde humana e para o meio ambiente, por banir uma substância altamente tóxica, colaborando para a melhoria da imagem da agricultura brasileira”.

 

Redação Saúde no Ar

(A.V.)

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.