Aneel estima novo aumento de 16,7% na conta de luz em 2022

Aneel estima novo aumento de 16,7% na conta de luz em 2022

De acordo com estimativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a conta de energia pode ter aumento de 16,68% em 2022. Segundo a agência, o principal motivo do reajuste é a crise hídrica, que atinge as principais hidrelétricas do Brasil.

Durante audiência publica, o superintendente de Gestão Tarifária da Aneel, Davi Antunes Lima, disse buscar medidas para suavizar os repasses para os consumidores e manter os reajustes abaixo dois dígitos estão sendo estudadas pelos técnicos do órgão.

Assim, caso essas medidas acabem implementadas com sucesso, Davi Antunes Lima avalia que, em vez dos 16,68% previstos para 2022, o aumento chegue a 10,73%. Contudo, as tarifas de energia passam por reajustes caso a caso.

Até o momento o país, está na bandeira vermelha 2. Onde adiciona R$ 9,49 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. De acordo com, a agência reguladora, esse número ainda não é o suficiente para cobrir a geração por termelétricas.

O superintendente da Aneel afirma que vários fatores causaram a alta nos valores. Por conta da crise hídrica, a maior parte da energia passa por geração nas termelétricas. Além disso, a conta de energia também sofre impacto diretamente já que o custo de Itaipu é baseado na moeda americana.

 

 

Campanha Vidas Importam 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.