AM- Secretária de Saúde presa e Governador alvo de busca

AM- Secretária de Saúde presa e Governador alvo de busca

A secretária de Saúde do Amazonas, Simone Araújo de Oliveira Papaiz, foi presa e governador do estado, Wilson Lima (PSC), foi alvo de buscas e teve bens bloqueados pela “Operação Sangria” da PF, que investiga supostas fraudes e desvios na compra de respiradores, com dispensa de licitação, de uma importadora de vinhos.

De acordo com a reportagem do G1, O governo disse que Simone Papaiz não participou de nenhuma etapa dos processos de aquisição dos 28 ventiladores pulmonares. e montagem de processos para os crimes praticados com participação direta do governador.

“No requerimento, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo sustenta que as investigações permitiram, até o momento, “evidenciar que se está diante da atuação de uma verdadeira organização criminosa que, instalada nas estruturas estatais do governo do estado do Amazonas, serve-se da situação de calamidade provocada pela pandemia de Covid-19 para obter ganhos financeiros ilícitos, em prejuízo do erário e do atendimento adequado à saúde da população”. Em um dos contratos investigados foi encontrado um suspeita de superfaturamento de pelo menos R $ 496 mil, segundo investigação.

De acordo com o laudo pericial da PF na operação Sangria, hoje mela manhã em Manaus-AM “constatou que, se considerado o valor máximo de mercado dos equipamentos, o sobrepreço praticado em cada unidade dos ventiladores mecânicos adquiridos corresponderia a mais de R$ 60 mil, ou seja, 133,67% a mais em relação ao valor de mercado, totalizando a quantia de quase R$ 2 milhões sob suspeita de desvio. ”

Ainda de acordo com a PF  “Além disso, a investigação policial identificou que a verba pública federal transferida à empresa contratada foi, em seguida, remetida à conta bancária no exterior, pertencente a uma outra pessoa jurídica, aparentemente de fachada, havendo indícios de possível prática de crime de lavagem de dinheiro.”

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *