Além de punir culpados, a CPI da Covid, precisa apontar soluções concretas para reduzir as mortes

Além de punir culpados, a CPI da Covid, precisa apontar soluções concretas para reduzir as mortes

Sabemos que a pandemia afetou a todos os países do mundo e que naturalmente não se pode culpar nenhum presidente pela totalidade das mortes, porém, se medidas tivesse sido tomadas o número de mortes no Brasil, seria muito menor. Precisamos analisara na luz da ciência, o que os países que tiveram grande diminuição de mortes, e que já estão reabrindo a economia, fizeram que nós não fizemos.

A compra antecipada das vacinas de diversas marcas em quantidades acima das necessidades da população. Esse foi um dos pontos mais importantes. Segundo documentos oficiais que já estão de posse da CPI, o presidente Bolsonaro recusou 11 ofertas de compra de vacinas. Em uma delas, a da Pfizer, foram oferecidas 70 milhões de doses em agosto de 2020 para serem entregues em dezembro de 2020. Para se ter uma ideia, o governo só fechou um acordo com a Pfizer no mês passado, e ontem recebemos apenas um milhão de doses. O motivo alegado para a recusa foram as clausulas contratuais, mas as clausulas oferecidas ao Brasil são as mesmas oferecidas e aceitas por outros países que compraram as vacinas com antecedência, no ano passado.

Testes em massa e isolamento precoce dos contaminados: O Brasil é UM DOS país que menos testou e assim, muita gente assintomática transmitiu ou transmite o vírus para outras pessoas sem saber, e o que é pior, perdemos milhares de testes comprados que ficaram estocados até perdera validade.

Lockdown. Seria menos danoso para a economia do país, uma fechamento total durante 15 dias ou 30 dias com substancial redução de casos, como ocorreu em outros países do que medidas paliativas de abre e fecha que não resolve e prolonga os malefícios da pandemia.

Campanha em massa de esclarecimento a população: Se não basta as fake news, o governo não fez uma campanha em massa de esclarecimento da população e ainda tem gente duvidando da eficiência das vacinas, pessoas tomando remédios que já foram condenados cientificamente pela ciência como ineficazes que podem até matar. A CPI não é apenas para punir os culpados e sim corrigir erros com ações concretas.

Compra de mais vacinas : Mesmo que as entregas sejam a longo prazo, comprar agora, assegura mais vacinas para o próximo ano.

Jorge Roriz

Ouça o áudio:

O programa Excelsior Saúde que conta com a parceria do Portal Saúde no ar, vai ao ar de segunda à sexta, às 9h, ao vivo com transmissão pela Rádio Excelsior AM 840, pelo site: https://redeexcelsior.com.br/ Participação pelo watts pap. (71) 9-9681-3998

Para receber informações sobre o programa e os conteúdos divulgados, acesse:

Telegram

Youtube

Watts app

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *