Água e os efeitos sobre a saúde

Água e os efeitos sobre a saúde

Falta-Dagua-no-Planeta-10Desde os primórdios da Medicina que se conhece a relação causal entre doença e condições socioambientais, tais como a contaminação da água. Assim, surge a ecologia como o estudo do equilíbrio entre os seres vivos e o ambiente que os circundam e por isso não há como separar a qualidade do ambiente das condições de vida dos seus habitantes.

Por isso, falar em saúde diz respeito explicitamente não só as questões biológicas, mas também às questões do meio ambiente e às questões socioculturais, ou seja, o modo como nos relacionamos com os agentes naturais, bem como as questões sociais, econômicas, políticas e culturais, isto é, qual sentido e valor que damos à natureza, o consumo de seus bens, a presença ou ausência de políticas públicas, a possibilidade de participação em grupos sociais organizados.

Então, saúde também quer dizer política, no sentido estrito do termo, a saber: a arte do bem comum, onde cada pessoa, cada comunidade deve ser tratada conforme a necessidade e a contribuição conforme a capacidade.

Em relação aos recursos hídricos é dever de cada um:

  1. Consumo consciente da água, evitando desperdícios;
  2. Acondicionamento do lixo e descarte em local apropriado;
  3. Redução na geração de lixo.

Na promoção e manutenção da saúde:

  1. Tomar banho todos os dias;
  2. Lavar as mãos antes de comer e após as necessidades fisiológicas de urinar e defecar;
  3. Antes de consumir, lavar bem frutas, verduras e legumes;
  4. Beber e usar no cozimento água tratada.

São direitos garantidos pela Constituição Federal:

  1. Acesso à água potável;
  2. Ligação de cada residência à rede de esgoto;
  3. Coleta regular e apropriada do lixo;
  4. Oferta de educação ambiental.

Sobre a fonte:

WhatsApp Image 2018-02-03 at 19.00.15Cláudia Bacelar Batista-Professora Adjunto do Departamento de Medicina Preventiva e Social

Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia.

Durante o mês de Fevereiro/2018, a Profa.Cláudia Bacelar Batista, assina a Coluna Saúde ambiental e os conteúdos do “Quadro Saúde e  meio ambiente”, veiculado às quartas-feiras no Programa Saúde no ar, pela Rádio Excelsior da Bahia, AM 840, através da parceria com a Universidade Federal da Bahia.

Ouça o comentário na íntegra: 

Excola de nutrição ufbaDesde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, meio ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Profa Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração do Grupo Germen, e da  aluna bolsista do projeto Permanecer, Thuane Policarpo.

Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas sobre nutrição e saúde para o email: produção@portalsaudenoar.com.br ou uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp: 71-996813998.

Fonte: Cláudia Bacelar

Foto: Internet

Redação Saúde no ar.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *