África do Sul suspende vacina de Oxford por baixa eficácia com variante

África do Sul suspende vacina de Oxford por baixa eficácia com variante
De acordo com o ministro da Saúde da África do Sul, Zweli Mkhize; o país irá suspender o uso da vacina AstraZeneca/Oxford; após o imunizante apresentar baixa eficácia para casos leves e moderadas da variante 501Y.V2 do coronavírus descoberta no país.

Dessa forma, a decisão aconteceu após resultado de pequeno ensaio clínico mostrar a baixa proteção do imunizante a nova cepa. Segundo dados, a vacina oferece “proteção mínima” contra doença leve e moderada. Além disso, segundo a Associated Press, o estudo do ensaio ainda não revisado. Envolveu 2.000 pessoas, a maioria jovens e saudáveis (média de 31 anos).

A proteção contra doença moderada a grave, hospitalização ou morte não pôde ser avaliada neste estudo, pois a população-alvo estava sob risco tão baixo”, disse o ministro. Contudo, pesquisadores do ministério irão analisar se o imunizante consegue prevenir casos graves e mortes causadas pela variante.

Além disso, com o corte da vacina no plano de imunização, o ministro informou que implementará urgentemente outras vacina. Outros cientistas sul-africanos disseram que os testes clínicos da vacina Johnson & Johnson mostram bons resultados.

Contudo, em defesa do imunizante, a Austrália disse que o imunizante é eficaz no seu objetivo principal. De acordo com o Ministro da Saúde do país Greg Hunt “Atualmente não há evidências que indiquem uma redução na eficácia das vacinas AstraZeneca ou Pfizer na prevenção de doenças graves e morte. Essa é a tarefa fundamental, para proteger a saúde”.

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Contra o coronavírus: CFF alerta contra a venda de medicamentos sem eficácia comprovada

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.