Acupuntura no tratamento da DTM

Acupuntura no tratamento da DTM

Acupuntura-Photo-03Se você sente dor de cabeça, zumbido no ouvido, tontura e dor nos músculos da mastigação, esses sintomas podem estar aliados a Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM). “As causas podem ser variadas, mas podem vir dos próprios músculos da cabeça, da mandíbula ou dos ligamentos, que perdem sua função e danifica a articulação”, explica o fisioterapeuta e acupunturista, Carlos Gandra.

Sobre o diagnóstico, Gandra alerta que “a maneira mais comum de diagnosticar é através de uma radiografia panorâmica solicitada por um dentista ou um profissional especializado, que pode solicitar uma radiografia da face com a boca aberta ou exame da anatomia papatória”. Para os tratamentos, ele esclarece que “não existe uma única forma, mas as mais comuns são: medicamentos analgésicos, antiiflamatórios e as placas dentárias, mas existem também técnicas específicas e atualizadas que utilizo do Dr. Mariano Rocabado, além de procedimentos como acupuntura e osteopatia que apresentam muitos bons resultados”, conclui.

Sobre a acupuntura

Acupuntura-Photo-05A técnica da acupuntura faz parte de um compendio da MTC (medicina tradicional chinesa), tem registro confirmado há 2500 (há dois séculos e meio), por falta da linguagem anatômica foi elaborado toda uma linguagem dentro dos conceitos Yin e Yang, (excesso de um e deficiência de outro e vice e versa) dando uma ideia do conceito de desarmonia, desequilíbrio ou mais comumente desregulação energética. O fundamento se baseia na filosofia do Yin e Yang, na teoria dos cincos movimentos da natureza e nos fundamentos dos Zang e Fu (órgãos e vísceras).

Na prática clínica é possível traçar um perfil entre o yin e yang; exemplo: na diástole (yin) – na sístole (yang), na inspiração (yang) e expiração (yin), contração (yang) e relaxamento (yin) e assim sucessivamente. Se realizarmos um parâmetro entre normalidade e excesso (yang)  e deficiência (yin), temos um parâmetro de doença e saúde ou desequilíbrio ou  desequilíbrio energético.

Sobre ATM e DTM

mandíbulaA articulação temporomandibular, uma articulação que liga o maxilar ao crânio. A DTM é a disfunção da articulação temporo mandibular que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de DTM.

Geralmente, a DTM dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante. A causa exata desta disfunção, em geral, é impossível de ser identificada. Disfunções de ATM apresentam muitos sinais e sintomas. É difícil saber com certeza se você tem DTM, porque um destes sintomas ou todos eles podem também estar presentes em outros problemas. Seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico preciso, através de uma história médica e dentária completa, um exame clínico e de radiografias adequadas.

Sobre a Clínica Gandra

Gandra – Fisioterapia Preventiva busca proporcionar acolhimento, bem-estar e qualidade de vida, desenvolvendo novas experiências no campo da saúde com atendimento de excelência e priorizando as necessidades individuais de cada cliente. Além de oferecer atendimentos de acupuntura e osteopatia, a Clínica Gandra oferece outros serviços como: Reeducação Postural Global (RPG); Yoga, Psicologia; Pilates, Fisioterapia; Drenagem Linfática; Fonoaudiologia; Massoterapia e Psicopedagogia.

A Clínina Gandra fica na Av. Porto dos Mastros, 162 – Ribeira – Salvador/BA. Os contatos são (71) 3312-0744 e email: contato@gandraterapias.com.br.

Ouça áudio sobre o assunto na íntegra:

 

Texto: Jornalista Ana Paula Nobre (DRT-BA 3638)

Fontes: Dr. Carlos Gandra/Site Colgate

Fotos: Site Gandra/Pixabay

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *