No próximo sábado (04), moradores de qualquer bairro de Salvador poderão trocar resíduos sólidos recicláveis por descontos na conta de energia e quem levar material reciclável e ainda se cadastrar para receber a fatura de energia por e-mail receberá também um lâmpada LED, do programa de eficiência energética da Coelba, regulado pela ANEEL.
A ação “Dia Mundial do Meio Ambiente – Vale Luz” tem o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e a reabertura do Parque da Cidade. O caminhão do projeto estará no Parque da Cidade (Itaigara), das 9h às 16h30.
Notícias relacionadas:
Agência Móvel da Coelba em vários bairros
Além de reduzir o valor da conta de luz de quem participa, a iniciativa tem como objetivo minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos sólidos no meio ambiente, estimulando a reciclagem. São aceitos para pesagem metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene, água sanitária). Cada material tem um valor específico p kg, o que irá gerar o desconto equivalente na conta de energia.
“Desde que o projeto foi criado em 2008 na Neoenergia foram recolhidas 1.706 toneladas de resíduos, o que acarretou uma economia de energia de cerca de 6.500 MWh para o país, além de ajudar na preservação do meio ambiente. Além disso, gerou cerca de R$ 346 mil em descontos na fatura de energia para quem participou do projeto”, afirma Ana Christina Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Neoenergia.
O material recolhido pelo Vale Luz é encaminhado à Camapet – Cooperativa de coleta seletiva com sede em Massaranduba e a COOPMARC – Cooperativa de coleta seletiva com sede na cidade de Camaçari. Alguns cuidados devem ser tomados no momento da coleta: Papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. No caso das latas de alumínio, devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem.
Critérios de participação da ação “Dia Mundial do Meio Ambiente – Vale Luz”:
Ser cliente residencial;
Apresentar fatura de energia para fazer cadastro;
Limitação de uma lâmpada LED por conta contrato no dia da ação para quem levar resíduo e fizer a adesão do recebimento de fatura por email ou se já tiver o serviço;
Cada pessoa poderá apresentar no máximo duas contas contrato, sendo necessário as duas serem incluídas na fatura por e-mail ;
Caso nos últimos seis anos o consumidor já tenha recebido um total de oito lâmpadas LED doadas pela distribuidora, em uma mesma conta contrato, ele não poderá ser beneficiado novamente;
Data: 04 de junho de 2016
Local: Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n, Itaigara – Parque da Cidade, Salvador.
Horário: Das 9h às 16h30
Redação Saúde no Ar*
João Neto