Abraçar pode evitar estresse e doenças infecciosas

Abraçar pode evitar estresse e doenças infecciosas

Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores da Carnegie Mellon University, na Pensilvânia, EUA, mostra que o abraço pode proteger o organismo contra o estresse e infecções.

De acordo com os cientistas quanto maior a interação social, menores seriam os riscos de infecções, principalmente aquelas ocasionadas em consequência do estresse. Segundo o pesquisador-chefe, Sheldon Cohen, o estudo reforça conclusões anteriores de que pessoas estressadas e em conflitos permanentes com a família e amigos, tendem a estar mais vulneráveis a gripes e outros vírus.

Para o estudo, cera de 404  pessoas participaram e foram questionados sobre seus níveis de estresse, assim como o apoio social que eles haviam recebido.  Os participantes também foram analisados quanto às suas relações interpessoais e quantidade de abraços recebidos, após 14 dias. Para finalizar, eles foram expostos a um vírus de resfriado comum e monitorados em quarentena, para que tivessem os sinais de infecções avaliados.

Resultados da análise mostram que os participantes que relataram maior integração social, tiveram menos probabilidade de serem afetados pela doença. Os resultados ainda mostram que os abraços foram responsáveis por cerca de um terço deste efeito protetor.

Os cientistas concluíram que quanto mais abraços, menores são as chances da pessoa contrair infecções, assim como a redução dos níveis de estresse, deixando o corpo mais forte e menos exposto aos vírus.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.