Abdominais todos os dias… Pode ou não pode?

Abdominais todos os dias… Pode ou não pode?

Por mais que a teoria do treinamento esteja cada vez mais acessível na prática, ainda hoje, escutamos esta pergunta de diversas pessoas na sala de musculação.  Abdominais todos os dias… Pode ou não pode?

Para responder essa pergunta recorremos ao canal Treino em Foco, com o professor e doutor em educação física João Moura, que explica a dúvida em questão. Veja vídeo abaixo! 

 

                       

Para que treinar o abdômen?

Segundo o professor de musculação Rafael Chagas, o abdômen é composto basicamente por 4 músculos (oblíquo externo e reto abdominal externamente + oblíquos internos e transverso do abdômen internamente).

 MusculosAbdominaisPara ele, necessidade primária (real função) da região abdominal (oblíquos, reto abdominal e transverso do abdômen) é auxiliar a musculatura CORE, que inclui músculos dorsais (paravertebrais entre outros) e músculos do assoalho pélvico, na estabilização da postura corporal e transmissão de força entre as cadeias cinéticas do corpo dutrante movimentos. Em outras palavras, a região abdominal, quando trabalhada de forma adequada, permite que os membros se comuniquem harmoniosamente durante movimentos sem sobrecarregar músculos ou articulações específicas lhe dando a oportunidade de realizar exercícios como agachamentos, avanços e levantamento terra sem dores na coluna, joelho entre outras complicações frequentemente vistas na prática.

 

Redação Saúde no Ar*

João Neto

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.