A polêmica entre os EUA, a China e a origem da Covid- 19

A polêmica entre os EUA, a China e a origem da Covid- 19

Após o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, declarar que se China não permitir a entrada no país de investigadores internacionais para descobrir a origem do vírus causador da Covid- 19, que a China ficará isolada da comunidade internacional, o porta-voz da chancelaria chinesa, Zhao Lijian, afirmou: “As respectivas declarações do lado americano são chantagem flagrante e ameaças. A China expressa sua forte insatisfação e se opõe firmemente [a isso], nós nunca aceitaremos isso,  e prosseguiu: “As alegações que a China disse ‘não’ à investigação para determinação da origem do Covid – 19 são infundadas, as declarações que a China ficará em isolamento internacional são uma intimidação intencional em um nível ainda maior”, apontou ele, adicionando que “a determinação da origem da Covid- 19  é uma questão científica, a qual deve ser estudada em cooperação por cientistas de todo o mundo e a qual não deve ser politizada arbitrariamente, o que tem o consenso da esmagadora maioria dos países”.

Zhao Lijian, disse ainda que são infundadas as declarações da ameaça do isolamento da China. Ele alega que China tem compartilhado com outros países suas experiências na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença e que recebeu duas vezes membros da OMS, que concluíram não ser provável que o vírus tenha sido criado em laboratório e que recebeu por duas vezes os peritos da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As desconfianças dos EUA com a China, aumentaram ,após ter sido divulgado um vídeo mostrando morcegos no laboratório chinês no Instituto de Virologia de Wuhan. Anteriormente a China negava o uso de morcegos nas pesquisas neste laboratório. O fato aumenta as suspeita que o vírus tenha escapado do laboratório e não tenha vindo de um animal da natureza.

 

JR-Com informações do Programa  “Fantástico”.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *