A OMS saúda o anúncio da Suécia de compartilhar as doses da vacina COVID-19 com a COVAX

A OMS saúda o anúncio da Suécia de compartilhar as doses da vacina COVID-19 com a COVAX

O Covax, iniciativa da Organização Mundial de Saúde para destribuir de forma igualitaria a vacina contra a covid-19 pelo mundo; recebeu mais um apoio. O Diretor Geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, deu as boas-vindas ao anúncio do Governo da Suécia de compartilhar 1 milhão de doses da vacina AstraZeneca com o COVAX Facility.

De acoreo com Tedros, “O anúncio da Suécia de que compartilhará 1 milhão de doses de vacinas COVID-19 com COVAX é um gesto excelente que deve ser replicado urgente e repetidamente por governos”.

Contudo, mesmo com a grande doação; a iniciativa precisa urgentemente de 20 milhões de doses durante o segundo trimestre de 2021 para cobrir interrupções no fornecimento desencadeadas pelo aumento da demanda por vacinas na Índia; onde está localizado o principal fornecedor da COVAX do produto AstraZeneca.

Além disso, o diretor da organização destacou que, “Esse apoio garantirá que as pessoas em países vulneráveis; especialmente na África, possam receber suas segundas doses por meio da iniciativa COVAX. O generoso apoio da Suécia é muito oportuno, pois chega em um momento em que o mundo mais precisa dele. ”

Dessa forma, a OMS pedem que os países realizem contribuições, como a Suécia, para doar doses de seus estoques para aumentar o fornecimento de vacinas para a COVAX; assim, aprofundar a cobertura vacinal em países de baixa renda e garantir que as populações desses lugares recebam as segundas doses necessárias.

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também:  Anvisa alerta sobre risco de erros na vacinação

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *