A farmácia como estabelecimento de Saúde, tema desta sexta (17.07)

A farmácia como estabelecimento de Saúde, tema desta sexta (17.07)

Farmacia_Lei (1)A Lei 13021/2014 que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas transforma a Farmácia em Estabelecimento de Saúde e reitera a obrigatoriedade da presença permanente do farmacêutico nas farmácias foi sancionada em 11 de agosto de 2014 pela presidente Dilma Roussef. O assunto será tema da mesa-redonda desta sexta-feira (17.07) do programa Saúde no Ar, no quadro Saúde em foco.

Com a lei, a farmácia deixou de ser um simples estabelecimento comercial para se tornar um estabelecimento de saúde.

A nova lei, ao definir a obrigatoriedade do farmacêutico no estabelecimento e reconhecer este profissional como único habilitado para exercer a responsabilidade técnica nas farmácias, elenca uma série de atribuições que devem ser exercidas. Destacam-se, entre elas, algumas diretrizes que constam do Artigo 13:

• proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada;

• estabelecer protocolos de vigilância farmacológica de medicamentos, produtos farmacêuticos e correlatos, visando a assegurar o seu uso racionalizado, a sua segurança e a sua eficácia terapêutica;

• prestar orientação farmacêutica, com vistas a esclarecer ao paciente a relação benefício e risco, a conservação e a utilização de fármacos e medicamentos inerentes à terapia, bem como as suas interações medicamentosas e a importância do seu correto manuseio.

O “Saúde em foco” desta sexta-feira (17.07) terá a participação do farmacêutico e analista clínico Luis Henrique de Oliveira e Silva, mestre em Atenção Farmacêutica Integral pela Universidade de Barcelona (Espanha) e professor do Curso de Farmácia da Estácio-Bahia, bem como do presidente do Conselho Regional de Farmácia, Mário Martinelli.

O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.
A.V.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *