A consciência é limitada pela física quântica?

A consciência é limitada pela física quântica?

Para os pesquisadores, uma das questões em aberto mais importantes na ciência é como a consciência humana é estabelecida. Na década de 1990, o físico Roger Penrose se juntou ao anestesiologista Stuart Hameroff para propor uma resposta ambiciosa.

De acordo com a pesquisa realizada na época, eles alegaram que o sistema neuronal do cérebro forma uma rede intrincada e que a consciência que isso produz deve obedecer às regras da mecânica quântica – a teoria que determina como partículas minúsculas como elétrons se movem. As leis da mecânica quântica geralmente só se aplicam a temperaturas muito baixas . Os computadores quânticos , por exemplo, atualmente operar em cerca de -272 ° C . Em temperaturas mais altas, a mecânica clássica assume o controle.

Assim, o pensamento dos pesquisadores era de que como nosso corpo funciona à temperatura ambiente; a mente humana seguiria as leis clássicas da física. Por esta razão, a teoria da consciência quântica acabou rejeitada por muitos cientistas.

Em vez de entrar neste debate, decidi unir forças com colegas da China, liderados pelo professor Xian-Min Jin, da Universidade Jiaotong de Xangai, para testar alguns dos princípios que sustentam a teoria quântica da consciência.

Em nosso novo artigo , investigamos como as partículas quânticas podem se mover em uma estrutura complexa como o cérebro – mas em um ambiente de laboratório. Dessa forma, a pesquisa caso avance poderá validar ou descartar a teoria de Penrose e Hameroff .

Consciência quântica

Mesmo assim, os cientistas ainda não são capazes de medir o comportamento dos fractais quânticos no cérebro. Mas a tecnologia avançada significa que agora podemos medir fractais quânticos no laboratório. Dessa forma, este novo conhecimento dos fractais quânticos pode fornecer as bases para os cientistas testarem experimentalmente a teoria da consciência quântica.

 

Fonte: Science Alert (texto traduzido do inglês)

 

Campanha Vidas Importam 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.