O centro médico da Universidade Hackensack, de Nova Jérsei, confirmou que uma criança nasceu ontem (31) aparentemente com microcefalia associada ao Zika nas dependências do hospital por meio de uma cirurgia cesariana. O Centro Médico acrescentou, porém, que novos exames serão realizados para atestar, de forma definitiva, que a criança nasceu com a doença.
Notícias relacionadas:
MS confirma 1.489 de microcefalia
Rede de enfrentamento ao vírus
Segundo o diretor de Medicina e Cirurgia materno-fetal do hospital, Abdulla Al-Khan, a mãe, cujo nome não foi identificado, tem 31 anos, é natural de Honduras, e veio para os Estados Unidos depois que descobriu que tinha sintomas relacionados com a zika. Se confirmado, este é o segundo caso de microcefalia nos Estados Unidos. No início deste ano, um bebê nasceu no Havaí com microcefalia associada ao vírus da zika.
Al-Khan disse um ultra-som realizado na semana passada revelou os primeiros sinais de que a criança tinha defeitos congênitos, incluindo microcefalia.
Veja o vídeo com a entrevista educador físico e coordenador de esporte escolar, José Fernandes, falando sobre cianças e atividades físicas, ao programa Saúde no Ar.
Fonte: Agência Brasil
Redação Saúde no Ar*
João Neto