As lentes aumentadas em busca do conhecimento, em busca da razão, das causas e efeitos, das relações e do desenvolvimento social. Lá está a palavra grifada, em negrito, saltando ao leitor, em 3D, EDUCAÇÃO.
A educação é a base do desenvolvimento cognitivo, individual e coletivo. E a falta dela traz as consequências para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.
Quando olhamos para o retrovisor da história encontramos as causas de nosso indicies desenvolvimento atual. Não dá para excluirmos da equação. Somos produtos em causa e efeitos das múltiplas interações espaço temporal.
Há muito tivemos nos diversos processos de desenvolvimento nos últimos 500 anos uma desigualdade educacional, onde os privilegiados tinham a melhor meritocracia, onde as raízes culturais eram sobrepostas, esses modelos corroboraram para os hiatos sociais, a pobreza entre nós e suas consequências. Deixemos o retrovisor!
O para-brisa bem limpo nos guia, o caminho e o fluxo é o nosso farol.
Sejamos seduzidos pelos bons exemplos, a nossa frente há países que podem nos ensinar e quem sabe com o compartilhamento de energia, seguirmos com maior velocidade?
Vejamos o exemplo de Cingapura. O país busca formar indivíduos preparados para as demandas do século 21: crianças aptas a formular questões, procurar respostas e construir seu próprio conhecimento.
Vejamos o exemplo da Coreia do Sul. O país busca construir uma base sólida a partir da educação básica: professores, que são altamente capacitados, têm plano de carreira em regime de exclusividade e altos salários na educação básica. Como resultado, 93% dos jovens sul-coreanos terminam o ensino médio no tempo correto e o índice de evasão é praticamente inexistente.”
Vejamos o exemplo da Finlândia, um país que tem a política de bem-estar social que funciona e dá exemplos. Nos anos 70, uma reforma implantou o ensino gratuito universal e lançou as bases da formação de uma mão de obra qualificada. Tem como objetivo formar estudantes competentes, e cidadãos capazes de cuidar de si mesmos e dos outros. Os valores do bem comum é trabalhada bem cedo nas escolas “ninguém pode ser deixado para trás”. Os professores têm lugar de destaque na sociedade finlandesa. A carreira é valorizada. Hoje exporta o modelo fazendo fortunas e ostentando os melhores índices sociais, de felicidade e menor indicie de corrupção.
É com a educação que prevenimos as doenças sociais, é com a educação que prosperamos, é com a educação que entendemos o que é vida plena.
Essa lupa, chamada internet, pode ser usada muitas vezes para resignificar, planejar, ir adiante com a velocidade que quisermos. Para evolução ser sistêmica é preciso a cadeia de união suprapartidária, governo, empresários, sociedade civil, imprensa, sindicatos, escolas, professores, alunos. Juntos, em uma agenda positiva construirmos uma sociedade saudável e próspera a partir da EDUCAÇÃO DE ALTO PADRÃO.
Paz e Luz!
Ezequiel Oliveira
Físico com mais de 20 anos de atuação em Física Médica. Mestre em Medicina e Saúde Humana – Faculdade Bahiana de Medicina. Formado em Física pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduado pelo Instituto Nacional do Câncer. Diretor Executivo do Saúde no Ar, professor do município de Camaçari. É Físico Especialista em Radioterapia, Medicina Nuclear credenciado a ABFM- Associação Brasileira de Física Médica e Supervisor de Radioproteção credenciado a CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear. Especialização fora do país: Sistema de Gerenciamento e Planejamento em Radioterapia, VARIAN SYSTEMS, Las Vegas, USA.