Massa associada com dieta ajuda a não engordar

Massa associada com dieta ajuda a não engordar

Quando se trata de manter o peso, as massas não têm uma boa reputação: o que mais se ouve é que o macarrão e assemelhados engordam.

Parece que não é bem assim, pelo menos não de acordo com dois grandes estudos epidemiológicos feitos com mais de 23.000 cidadãos italianos. O resultado surpreendente é que o consumo de massas mostrou-se associado com um menor risco de obesidade, tanto geral quanto abdominal.

“Ao analisar os dados antropométricos dos participantes e os seus hábitos alimentares, observamos que o consumo de massas, ao contrário do que muitos pensam, não está associado com um aumento do peso corporal, antes pelo contrário. Nossos dados mostram que saborear massas de acordo com as necessidades individuais contribui para um índice de massa corporal saudável, menor circunferência da cintura e melhor relação cintura-quadril,” explicou o Dr. George Pounis, do Instituto Neuromed em Pozzilli (Itália).

Notícias relacionadas:

Alimentação saudável no inverno

10 alimentos para ganhar massa muscular

Dieta Mediterrânea

O que parece fazer diferença é que, na Itália, o consumo de massas está associado com a comprovadamente saudável dieta mediterrânea. A dieta mediterrânea é um dos regimes nutricionais mais saudáveis sob os mais variados aspectos, incluindo o controle do peso corporal.

Embora muito se tenha estudado sobre seus diversos elementos constituintes – como azeite de oliva, peixes, castanhas etc. – quase nenhuma atenção havia sido dada ao papel específico de um componente básico presente nessa dieta, como as massas.

“Na visão popular, considera-se que as massas não são adequadas quando você quer perder peso. E algumas pessoas as banem completamente de suas refeições. À luz desta pesquisa, podemos dizer que esta não é uma atitude correta. Estamos falando de um componente fundamental da tradição mediterrânica italiana, e não há nenhuma razão para ficar sem elas,” disse Licia Iacoviello, coautora do estudo.

Os resultados foram publicados na revista Nutrition and Diabetes.

Fonte: Diário da Saúde

Redação Saúde no Ar*

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.