XIX Simpósio de Hepatologia

XIX Simpósio de Hepatologia

Foto: Divulgação

simpoSalvador irá sediar, entre os dias 13 e 15 de julho, no Bahia Othon Palace, a 19ª edição do Simpósio Hepatologia do Milênio. O evento, coordenado pelo médico hepatologista Dr. Raymundo Paraná, reúne todos os anos mais de mil profissionais das áreas de hepatologia, gastroenterologia, infectologia e pediatria de diversas unidades da federação e de outros países como Estados Unidos, França, Portugal, Itália, Chile, Espanha e República Dominicana.

O objetivo é discutir os novos avanços nos tratamentos e diagnósticos das doenças do fígado. Com um modelo pedagógico interativo, o evento promove a multidisciplinaridade e a proximidade entre os médicos que trabalham nos serviços de saúde com foco nas doenças do fígado, além de utilizar um modelo de imersão baseado na vida real da prática médica.

Este ano, o Simpósio contará com 10 convidados estrangeiros e 60 brasileiros, profissionais que são líderes científicos dos maiores centros de referência em hepatologia no país e no mundo. As inscrições poderão ser feitas no local do congresso a partir das 7h do dia 13 de julho no Bahia Othon palace Hotel ou através do site www.hepatologiadomilenio.com.br

Além do enfoque na Hepatite C, esta 19ª edição do evento dará especial atenção ao Câncer de Fígado, que é o sexto mais comum no Brasil. O problema está associado às doenças crônicas do fígado, às fases mais avançadas das Hepatites B e C e também à obesidade e diabetes. Outro ponto a ser destacado é a exposição dos jovens ao uso de anabolizantes, através de prescrições de hormônios e suplementos alimentares, que podem causar o câncer em longo prazo.

A esteato-hepatite não alcoólica também será um dos temas debatidos durante o encontro. A doença, que já é uma das mais frequentes da atualidade e está relacionada ao acúmulo de gordura no fígado, é lentamente progressiva e assemelha-se à doença induzida pelo álcool, o que gera uma dificuldade no diagnóstico.

Haverá também atividades paralelas multidisciplinares que abordarão as Doenças Colestáticas, Nódulos Hepáticos, Doença Alcoólica e a Doença Hepática Induzida por Drogas (DILI).

 

Os convidados estrangeiros que irão participar dos três dias de Simpósio são:

 

  • Arun Sanyal – Virginia Commonwealth University (VCU), Estados Unidos
  • Christian Trèpo – Claude Bernard University, França
  • Didier Samuel – Université Paris—Sud, França
  • Fernando Arturo Contreras – Unidad de Gastroenterología, República Dominicana
  • Helena Cortês Pinto – Faculdade de Medicina de Lisboa (FML), Portugal
  • Javier R. Brahm Barril – Medicine University of Chile, Chile
  • Marc Bourlière – Hospital Saint Joseph, França
  • Mário Rizetto – University of Torino, Itália
  • Moises Diago – Hospital General Valencia, Espanha
  • Rui Tato Marinho – Hospital Santa Maria (Portugal)

 

Serviço

Hepatologia do Milênio 2016

Quando: de 13 a 15 de julho

Onde: Bahia Othon Palace Hotel, Salvador – Bahia

Horário: das 7h às 19h

Mais informações e a programação completa do evento estão no site:

http://www.hepatologiadomilenio.com.br/

Inscrições: no local, a partir das 7h do dia 13 de julho

Redação Saúde no Ar*

Ana Paula Nobre

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.