A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel que desempenha diversas funções no organismo. Algumas dessas funções são: a atuação no crescimento, na integridade estrutural e funcional dos epitélios, no processo de reprodução, na resposta imune, mas sua principal função é na visão.
A deficiência de vitamina A de forma prolongada pode levar danos progressivos aos olhos, podendo causar olhos secos, em cegueira noturna, mancha de Bitot (que é uma mancha esbranquiçada nos olhos) podendo chegar, de forma mais extrema, a cegueira.
A vitamina A está disponível em duas formas na natureza, uma delas é na forma de pró vitamina A, em vegetais, onde nosso corpo a converte em vitamina A, e a outra forma que se encontra é como vitamina A pré-formada em alimentos de fonte animal. Alguns exemplos de alimentos são: fígado, leite, ovos, queijo, manteiga, abóbora, cenoura, pimentão, alface, couve, rúcula, brócolis, manga, mamão, caqui, entre outros.
Mesmo com uma vasta opção de alimentos fonte de vitamina A, a sua deficiência é muito comum, então é importante ter uma alimentação que inclua vegetais, frutas e hortaliças para evitar uma complicação decorrente da deficiência de vitamina A.
Ouça áudio na íntegra:
Fonte: Giesy Ribeiro – CRN 9966/P
Foto: Pixabay
Redação Saúde no Ar