Vigorexia pode ser falta de auto-estima

Vigorexia pode ser falta de auto-estima

vigorexia1Pouca gente sabe o que significa vigorexia, embora até possa conhecer pessoas que sofrem com esse distúrbio. A vigorexia, também chamada de bigorexia ou transtorno dismórfico muscular, ocorre quando uma doença psicológica caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo, que afeta principalmente os homens, leva-os à prática exaustiva de exercícios físicos.

Pode estar associada a uma distorção da autoimagem e a um transtorno psicológico similar à anorexia. Porém, ao contrário da anorexia, em que o indivíduo se considera gordo mesmo estando muito abaixo do peso, na vigorexia, a busca pelo corpo definido e musculoso é contínua e ilimitada, transformando-se numa obsessão em busca do corpo perfeito.

De forma geral, os vigoréxicos eliminam o consumo de gorduras e exageram na ingestão de alimentos ricos em proteína, visando sempre o aumento da massa muscular. Insatisfeitos com os resultados, muitos recorrem ao uso dos anabolizantes, mas, mesmo assim, se sentem magrelos, apesar dos músculos desenvolvidos.

Sua origem ainda é desconhecida, mas  o distúrbio precisa ser tratado, conforme a psicóloga Flaviane Maia, especializada na área esportiva. Segundo afirma, nas academias existem acompanhamentos com nutricionistas e personal training, mas, pouco se fala de acompanhamento psicológico. Esse distúrbio pode levar à depressão, transtorno de ansiedade e outros problemas", afirma a especialista.
Na opinião da psicóloga, o problema também pode estar relacionado à baixa auto-estima. Quando o  exercício físico deixa de ser uma preocupação com a saúde e passa a ser um transtorno psicológico quando a busca por satisfazer o ego não tem fim, já pode ser indício de um problema patológico, conforme a psicóloga.
A.V.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *