Unicef: mais de 50% das crianças do 2º ano do fundamental não conseguem ler

Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, revela que mais da metade das crianças do segundo ano do Ensino Fundamental da rede pública não aprenderam a ler e escrever no Brasil.

De acordo com o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef), os resultados indicam que 56% dessas crianças não foram alfabetizadas na faixa etária esperada e elas se somam a outros milhares de meninas e meninos no Brasil que estão na escola sem saber ler e escrever.

A oficial de Educação do Unicef, Júlia Ribeiro, afirma que a pandemia teve um grande impacto nesses resultados com a redução dos dias letivos, dificuldade de acesso aos materiais educacionais e a falta de um profissional orientando os alunos de forma próxima.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – lançado em 2023 pelo Ministério da Educação – está alinhado às principais estratégias para enfrentar o problema. Segundo a oficial de Educação do Unicef reforça, é preciso acompanhamento e monitoramento constante da iniciativa para que ela seja implementada corretamente e alcance os resultados esperados.

O Ministério da Educação informou, em nota, que 100% dos estados aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e quase a totalidade dos municípios do país. De acordo com o MEC, mais de R$ 620 milhões de investimentos do programa foram executados no ano passado.

 

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