Segundo a Organização Mundial da Saúde, (OMS), um em cada três adultos sofre de hipertensão arterial, ou pressão alta, uma condição que causa cerca de metade de todas as mortes por derrame e problemas cardíacos no mundo, a informação está no relatório anual sobre estatísticas sanitárias da OMS.
“Este relatório oferece uma evidência a mais do aumento dramático das condições que desencadeiam os problemas de coração e outras doenças crônicas, particularmente nos países pobres e em desenvolvimento”, disse a diretora geral da OMS, Margaret Chan.
O relatório foi um assunto abordado na próxima Assembleia Mundial sobre a Saúde da OMS em Genebra (iniciada dia 21/05 que está terminando hoje (26/05).
Chan ressaltou o preocupante fato de que “em alguns países africanos, metade da população adulta sofra hipertensão”, razão pela qual a OMS quer chamar a atenção para “o crescente impacto das doenças não contagiosas”.
No Brasil, os dados mais recentes são da pesquisa Vigitel, feita por telefone nas 26 capitais e no Distrito Federal. Segundo esse levantamento, 22,7% dos adultos do país têm hipertensão, enquanto a diabetes atinge 5,6%.
JR
Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão e OMS.