Trilha ecológica APA Bacia do Cobre/ São Bartolomeu

A trilha ecológica APA Bacia do Cobre/ São Bartolomeu é uma atividade socioambiental que tem como objetivo chamar a atenção para o descaso do poder público diante do processo de degradação ambiental da APA, amplamente denunciado ao Ministério Público sem que surta nenhum efeito positivo.  Participe dia 21 de julho. As atividades e visitas aos parques são durante todo o dia.

É preciso despertar o interesse da sociedade para a única área na cidade do Salvador onde existe um sistema de cachoeiras, remanescente de Mata Atlântica, uma grande barragem construída em 1932 para o abastecimento da cidade e uma grande lagoa, denominada Lagoa da Paixão, principal afluente do rio do Cobre.

Cientes de que só cuidamos do que conhecemos, a iniciativa tem esse caráter pedagógico ao convidar o “trilheiros” a se transformarem num Guardião dessa APA e juntos com o Conselho Gestor/Sociedade Civil fazer frente ao descaso do poder público representado por figuras descomprometidas com a questão das águas e do meio ambiente, cujo o discurso retórico não mais convence! Precisamos da sua presença e da sua voz! Seja um amigo da APA Bacia do Cobre/São Bartolomeu participando gratuitamente da Trilha Ecológica, que acontece Bimestralmente e mais: é gratuito! O bem mais importante não é o dinheiro, é a Vida! Quem ama a Natureza cuida! O Cobre precisa de você!!

Como participar?

Um Dia no Parque é para todos. Basta escolher uma Unidade de conservação, vestir a roupa adequada e participar. As Unidades de Conservação estão em todo o país, sejam federais, estaduais, municipais ou particulares. Aqui você encontra as Unidades de Conservação que participam da campanha e as atividades desenvolvidas. É só escolher a sua.

Se você quer participar, mas não tem como visitar uma Unidade de Conservação que faça parte da campanha, não desanime. Você pode visitar uma das inúmeras UCs em todo o país, tanto federais como estaduais, municipais e particulares, as RPPNs.

Se você é ligado a aventura, pode buscar um grupo perto de você que promova uma atividade que lhe dê prazer, como trilha, rapel, montanhismo. Já se você prefere Um Dia no Parque mais tranquilo, pode organizar uma caminhada, piquenique ou jogo de vôlei com os amigos ou familiares em um parque em sua cidade.

As Unidades de Conservação oferecem atividades para todas as idades, e todos os estilos. Quer sugestões?Saiba que dá para fazer trilha, montanhismo, caminhada, observação de aves, observação de fauna e flora, slackline, malabares, banho de cachoeira, boia cross, surf, piquenique, empinar pipa, capoeira, ciclismo, limpeza de praia, observação de cetáceos, brincadeiras para crianças. Qual vai ser a sua aventura?

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *