Transplante de rim de porco para humano é realizado com éxito

Milhares de pessoas estão na fila de transplantes,  muitos morrem antes de receber  doação.  Um avanço da medicina pode ajudar a resolver esse problema.  órgãos de porcos podem servir para fazer transplantes em humanos. Uma equipe de médicos do Hospital Geral de Massachusetts , em Boston, nos Estados Unidos. chefiada pelo médico brasileiro, Leonardo Riella, (foto), conseguiram, pela primeira vez  no mundo,  fazer o transplante de rins de um porco, modificaado genéticamente  para um humano vivo. O paciente passa bem.  O anúncio sobre o procedimento foi feito nesta quinta-feira (21).

O paciente é Rick Slayman, um homem de 62 anos, de Weymouth, Massachusetts, que foi diagnosticado com doença renal em estágio terminal.

Este não é o primeiro transplante de rim de Slayman. Ele recebeu um rim anterior de um ser humano em 2018, depois de conviver com diabetes e pressão alta por muitos anos. Esse rim começou a apresentar sinais de insuficiência cinco anos depois e ele retomou a diálise em 2023. Quando ele foi diagnosticado com doença renal terminal no ano passado, ele disse que seus médicos sugeriram que ele experimentasse um rim de porco.

O Psciente, disse que era paciente do programa de transplantes dO o hospital há 11 anos. “Eu vi isso não apenas como uma forma de me ajudar, mas também como uma forma de dar esperança às milhares de pessoas que precisam de um transplante para sobreviver”, disse Slayman no comunicado por escrito.

Tatsuo Kawai, diretor do Centro de Tolerância Clínica ao Transplante de Legorreta e cirurgião que realizou a operação, disse que o órgão era exatamente do mesmo tamanho de um rim humano.
Jorge Roriz
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe