Sempre que pensamos em tecnologia associamos a computadores, celulares, tabletes, etc., porém esse conceito é bem mais amplo e aplicado a todas as áreas, inclusive saúde. E neste campo a tecnologia está a serviço da promoção, prevenção, diagnóstico ou tratamento de doenças, assim como para promover reabilitação ou cuidados.
Apesar dos inúmeros problemas que concentra nesse segmento, o Brasil é referência mundial em áreas de saúde como cirurgia plástica, ortopedia e tratamentos odontológicos. A cada ano centenas de pessoas chegam ao país em busca de tratamentos dentários, sobretudo no setor da estética. Além disso, estamos na vanguarda da odontologia mundial entre os países que mais publicam trabalhos científicos em grandes congressos e revistas científicas internacionais e também é um dos países onde a odontologia mais avança oferecendo uma gama variada de novas técnicas e tecnologia de ponta, que permitem a realização de tratamentos de forma rápida e eficiente.
Nesta segunda-feira (24.10) marcando antecipadamente o dia do dentista brasileiro, celebrado em 25 de outubro, o Programa Saúde no ar teve como tema a saúde bucal enfatizando os avanços tecnológicos neste segmento: novas pesquisas, novas publicações, novas técnicas, o que tem de mais moderno na indústria odontológica e as novas áreas existentes. Patrícia Tosta, conversa com a Odontopediatra e Homeopata, Amélia Mamede, Coordenadora Geral do XVII Cioba –Congresso Internacional de Odontologia da Bahia.
O programa vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 10 às 11h, pela Rádio Excelsior da Bahia, AM840 e também pela Rádio Saúde no ar, (aplicativo gratuito). A participação dos ouvintes acontece pelo WhatsApp 9-96813998 ou pelo telefone (71) 3328-7666.
Sobre o dia do dentista:
25 de outubro é o Dia do Dentista Brasileiro. Nesta data em 1884 foi assinado o Decreto de Lei nº 9311, responsável pela separação do estudo da Odontologia das áreas médicas restantes, sendo criado os primeiros cursos de graduação da área. Como o Dia Nacional da Saúde Bucal foi também oficializado como 25 de outubro pelo Conselho Federal de Odontologia, a data também é vista como um dia para trazer conscientização para a população quanto a importância da adoção de medidas que previnem as doenças orais o que inclui atendimento com um profissional e uma higiene bucal de qualidade. Já no restante do mundo esse profissional é lembrado em 3 de outubro.
Redação Saúde no ar.