O Brasil enfrenta surto de sarampo em Roraima e Amazonas. Nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Pará, também estão sendo analisados casos isolados do mesmo genótipo do vírus (D8) que circula na Venezuela. Segundo O Ministério da Saúde até o dia 06 de agosto, 788 casos de sarampo foram confirmados no AM e 281 em RR, assim a vacinação esta sendo adotada por medida de controle mesmo em casos suspeitos em todos os estados.
Já foram confirmados 5 óbitos sendo 3 em estrangeiros e 1 em brasileiro. A vacinação é o modo mais eficaz de inibir a volta dessa doença já erradicada no país. O Ministério da Saúde permanece monitorando a situação do sarampo com equipes técnicas nos estados apoiado o fortalecimento da vigilância epidemiológica em todo o país. Nos estados em que foi registrado surtos de sarampo, a vacinação foi antecipada como medida de bloqueio à circulação do vírus.
O dia D de mobilização nacional é a campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo que será instituída no dia 18 de agosto (sábado), e o público-alvo é crianças entre 1 e 5 anos de idade independente da situação do cartão de vacina. A pretensão é vacinar 11,2 milhões de crianças, mais 36 mil postos estarão abertos no país.
O Ministério da Saúde adverte sobre a importância da vacinação e as notícias falsas que são veiculados sobre o tema . Saiba mais sobre o assunto a informação é também medida de prevenção de doenças.
Leia também:
Campanha de vacinação agosto 2018
Fonte: Ministério da Saúde
Foto: internet
Redação Saúde no Ar (RF)