SAÚDE NO AR

Sociedade Brasileira de Pediatria apoia reabertura de escolas

Com algumas escolas que tiveram as aulas suspensas ainda em fevereiro de 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus; a Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou na ultima sexta-feira (29) nota a respeito do retorno das atividades letivas presencialmente.

De acordo com a nota chamada de “Retorno Seguro nas Escolas”, a SBP defende a a urgência na reabertura das escolas. Além disso, a entidade solicita que autoridades governamentais, municipal, estadual e federal; juntem esforços para proporcionar condições estruturais e sanitárias para o retorno seguro dos estudantes as unidades educacionais.

Apesar das medidas de prevenção, durante o isolamento social, como organização do tempo dentro de casa, preservação das rotinas, diálogos frequentes com as crianças, alimentação adequada e atividades físicas; de acordo com com os pediatras, houve aumento considerável de casos de ansiedade, depressão e estresse entre crianças e adolescentes. O números de jovens que abandonaram os estudos também foi bastante relatado entre os pediatras.

A mobilização das escolas para oferecer o ensino remoto foi uma solução para dar continuidade ao ano letivo; porém, os especialistas alertam sobre o uso necessário das telas dos computadores, tabletes e celulares. A internet e sua estabilidade também afetam a qualidade do estudo.

De acordo com a nota da SBP, como crianças e adolescentes representam menos do que 1% da mortalidade e respondem por 2-3% do total das internações; bem como em sua maioria apresentam quadros leves ou assintomático, pediatras afirmam que ambientes pedagógicos devem ser definidos como serviços essenciais.

Ainda assim, o documento usa como exemplo o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) que mencionou recentemente que menos de 5% dos casos de Covid-19 relatados na União Europeia (UE); Espaço Econômico Europeu (EEE) e Reino Unido são entre crianças e jovens com menos de 18 anos de idade e; quando diagnosticados com Covid-19, têm riscos muito menores hospitalização ou irem a óbito.

Com o apoio a reabertura das escolas, a SBP, ressalta que as atividades escolares devem retornar com a garantia das condições adequadas, seguindo protocolos da vigilância em saúde, com monitoramento de casos e contatos.

Nota completa sobre o retorno das atividades nas escolas

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Coronavírus: 5 dias que determinaram o destino da pandemia
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.