Situações de incontrolabilidade e efeitos colaterais.

Situações de incontrolabilidade e efeitos colaterais.

Nesta Terça-feira (07.07) o Programa Excelsior Saúde abordou o tema: Situações de incontrolabilidade, incertezas e efeitos colaterais.

A conversa foi com Rodrigo Guimarães, Psicólogo Clínico e mestre em Análise do Comportamento que falou  sobre como as situações que não controlamos, a exemplo da pandemia podem gerar medo e ansiedade e efeitos colaterais para pessoas com inflexibilidade psicológica ou dificuldade de lidar com situações que não podem resolver.

Entre os efeitos emocionais de situações de incontrolabilidade estão ansiedade e depressão. De acordo com o especialista o problema pode ser menos danoso para quem consegue ser flexível “as pessoas mais adaptáveis, acabam passando por essa situação com menos efeitos colaterais e emocionais ficam menos revoltosas”, explicou.

Rodrigo ainda chamou atenção para meditação, fé e religiosidade como caminhos para desenvolver a habilidade de ser mais flexível, ter mais resiliência, mais calma e equilíbrio diante de situações adversas.

Rodrigo Guimarães também lembrou que pessoas que tiveram pais severos ou viveram  situações de privação de liberdade podem ter  nesses momento gatilhos para crises emocionais.

 

 

Ouça a entrevista com Rodrigo Guimarães, Psicólogo Clínico (UFBA), mestre em Análise do Comportamento/PUC-SP, Fundador do Instituto Baiano de Análise do Comportamento – IBAAC. Diretor da Associação Baiana de Analistas do Comportamento.

Você acompanha o Excelsior Saúde, das 9 às 10h com transmissão pela Rádio Excelsior AM 840. Pelo site: https://redeexcelsior.com.br.

Participação pelo telefone 71 – 3328-7666 e whats app (71) 9-9681-3998. Acesse todos os conteúdos do programa através do Portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/. Esperamos você.

 

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *