Simpósio discute Medicina da Família e Comunidade

Simpósio discute Medicina da Família e Comunidade

A Escola de Medicina e Saúde Pública está promove no dia 05 de dezembro de 2019, às 13:30h, o Simpósio de Medicina de Família e Comunidade. O evento faz parte das comemorações ao Diai do Médico da Família,  uma parceria da Bahiana com o Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade em comemoração ao Dia do Médico da Família e acontece no Campus Brotas – Sala 306 (Sala Marta Menezes) – Pavilhão III.

A Medicina de Família e Comunidade, busca realizar uma abordagem integral do paciente em seus mais diversos aspectos, partindo do princípio que o Médico de Família e Comunidade (MFC) deve estar preparado para acompanhar as pessoas e suas famílias nos seus diversos ciclos de vida. Nesse contexto, pequenas urgências, o acompanhamento do pré-natal, do recém-nascido, a puericultura, o acompanhamento de hipertensos, diabéticos e tantas outras doenças crônicas incluindo o câncer e os cuidados paliativos são algumas das responsabilidades do MFC. Para isso, é necessário além de boa formação clínica um bom vínculo médico-paciente, uma comunicação com a comunidade eficaz, um aprendizado ampliado no campo das ciências sociais para compreender questões ligadas à espiritualidade, à família, com todas as suas formatações, e as iniquidades sociais a que essas pessoas estão expostas.

O Simpósio tem será coordenado por Rita Carvalho, Doutora em Medicina e Saúde Humana, que reafirma a importância do evento para a comunidade médica e para a sociedade, além da importância da figura do Medico de Família e Comunidade: “Formar profissionais que possam fazer o atendimento centrado na pessoa com uma visão sistêmica é o grande desafio na atualidade. Essa prática reduz o número de internações e consegue controlar diversas doenças crônicas com baixo custo centrando o atendimento na integralidade”.

Durante o simpósio será possível participar de: uma Roda de Conversa, que acontece às 14h, com a Ma. Andrea Beatriz, Dr. Washington Abreu, Dra. Míriam Marambaia, Dra. Lílian Carvalho e a Dra Kilce Gonçalves, que conduzirá prática de exercícios de Lian Gong. O evento terá palestra com o Dr. André Peixinho às 16:50h e exposição de pôsteres. A programação completa pode ser acessada no site da Bahiana.

Serviço

O que: Simpósio de Medicina de Família e Comunidade
Quando: Dia 05 de dezembro
Hora: das 13:30h às 17:30h
Onde: Bahiana – Escola de Medicina e Saúde Pública, Campus Brotas – Sala 306 (Sala Marta Menezes) – Pavilhão III
Contato: (71) 3257-8214/WhatsApp: (71) 99379-2444
E-mail: [email protected]

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *