Sesab promove série de ações de prevenção ao câncer de mama durante o Outubro Rosa

Sesab promove série de ações de prevenção ao câncer de mama durante o Outubro Rosa

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está com uma extensa programação para o Outubro Rosa, movimento internacional que estimula empresas, população e entidades a trabalhar na detecção precoce e tratamento do câncer de mama.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em 2019, serão 2.870 novos casos de câncer de mama na Bahia. Destes, 1.020 em Salvador.

Programação

As ações do Centro Estadual de Oncologia (Cican), em Salvador, serão realizadas em dois sábados (05 e 19). No dia 05, serão distribuídas 600 senhas para a realização de mamografia, a mulheres de 50 a 69 anos. As 100 primeiras farão o exame no mesmo dia, e as demais sairão com o exame agendado ainda para o mês de outubro.

Aos sábados acontecerá também uma Feira de Artesanato e Saúde onde, além da comercialização de produtos feitos por mulheres, em parceria com a Coordenação de Fomento ao Artesanato (antigo Instituto Mauá) da Secretaria do Trabalho e Renda (Setre), teremos estandes de orientação à saúde, com foco na adoção de hábitos saudáveis de vida, reduzindo o risco para desenvolver o câncer de mama.

A programação do Cican tem encerramento marcado para o dia 19, com a participação das Ganhadeiras de Itapuã e aula de Zumba e Fitdance.

Já o Hospital da Mulher, em parceria com o Projeto Avon e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), realiza nos dias 05 e 06 (sábado e domingo), no Farol da Barra, atendimentos para 200 pacientes, com mastologista, consultas com nutricionistas, testes rápidos e vacinação.

Também no dia 05, das 7 às 9h, no ambulatório do Hospital da Mulher (no Largo de Roma), será feita triagem para consultas com mastologista. Durante todo o mês de outubro haverá ações de humanização, com palestras educativas, musiocoterapia, além de ações de beleza para pacientes. No dia 26, serão realizadas 30 punções para pacientes.

Também nos dias 26 e 27 serão antecipadas 40 cirurgias oncológicas (mastologia). A programação será finalizada no dia 30 de outubro, com um coffee break para os colaboradores da unidade hospitalar.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *