Semana de Cardiologia - Arritmias cardíacas -Destaques do 2º Programa

Semana de Cardiologia - Arritmias cardíacas -Destaques do 2º Programa

No programa Saúde no Ar desta terça- feira ( 23/04) segundo dia da Semana de Cardiologia, tivermos a participação do coordenador do serviço de aritmologia do Hospital da Bahia, Dr. Lucas Hollanda, o cirurgião cardíaco e coordenador do serviço de cirurgia cardiovascular do Hospital da Bahia e do núcleo de pesquisa do Hospital Ana Nery, Dr. Marco Guedes. O tema do dia foi a Arritmia.

Dr. Lucas Holanda fez uma comparação para explicar a função do coração. O coração funciona como uma bomba hidráulica que leva sangue para todo o corpo. A bomba precisa de um sistema elétrico. Se os sistema elétrico não funciona de forma adequado, ocorre uma diminuição ou uma aceleração. Isso é as Arritmias.
Existem as arritmias benignas que causam transtornos mas não levam a morte e as arrítmicas malignas que causam a morte.

As doenças coronárias é por analogia o entupimento dos vasos do coração. E e caudado por sedentarismo, tabagismo e stress. Doenças como hipertensão e diabetes( que podem ser controladas) também agravam a situação levando ao derrame e a até a morte.

” os fatores de riscos para a gente desenvolver doenças no coração são basicamente os mesmos. Isso facilita a tomada de atitude do paciente para a prevenção”, afirma Dr. Lucas Hollanda.

Holanda destacou ainda que a hipertensão, diabetes, tabagismo, sedentarismo são fatores de risco não so para doenças coronárias como para outras doenças.

As atividades físicas – Evitam a obesidade

O médico destacou que na escolha das atividades físicas as pessoas devem escolher uma que lhe dê prazer. Desta forma não haverá interrupções.
A atividade física precisa ser continua;  Não adianta fazer e parar e os benefícios se manifestam de forma lenta, não é de imediato.

Dr Lucas destacou que  “são poucos os casos em que a atividade física devem ser evitadas”, mas como o paciente é leigo, ela deve ser avaliada por um especialista que vai indicar a mais adequada para cada paciente. ” É  preciso a avaliação de um cardiologista”.

O Marcapasso:
“Imagine uma bomba hidráulica funcionando de forma inadequada porque existe mal contato” . O marcapasso é um sistema elétrico externo”

Uma ouvinte perguntou qual o prazo de validade do marcapasso. Dr.Luiz Hollanda explicou que em média pode durar entre oito há dez anos. ( com exceção se for dos mais antigos) mas é preciso passar por uma avaliação a cada seis meses.

Uso adequado da medicação:

Além das ações preventivas que o paciente deve tomar para evitar ou amenizar os problemas de saúde, existem um detalhe super importante:

O uso adequado da medicação.  Muitas vezes o paciente não toma a medicação no horário e frequência recomendada e as vezes  ingere outras medicações sem consultar o médicos.

Os hábitos saudáveis e o uso adequado da medicação  mantém o paciente com saúde.

A semana de cardiologia  prossegue amanhã no Programa  Saúde no Ar. Rádio Excelsior da Bahia e Rádio Web Saúde no Ar. das 08h às 9h, sob o comando de Patrícia Tosta.

24/04- DOENÇA DE CHAGAS – Rodrigo Morel -Coordenador da UTI do hospital Ana Nery e coordenador da clínica médica do hospital São Rafael rede dor

Jorge Roriz – Matéria exclusiva do Portal Saúde no ar.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.