SAÚDE NO AR

Dia Mundial da Meningite, um alerta para a doença

Nesta quarta- feira ( 24/04) é comemorado o dia mundial da meningite. A doença e endêmica e pode ocorrer a qualquer dia do ano.

O que é meningite? É um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É  causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas ou também por processos não infecciosos como traumatismos, irritação química e neoplasias. Existem algumas bactérias pode causar meningites. As mais frequentes  são: Streptococcus pneumoniae, Neisseria meningitidis e Haemophilus influenzae.

De acordo com os dados informados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), até o dia 30 de março de 2019, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) confirmou 85 casos de meningites na Bahia. Desses, 38 foram de meningite bacteriana, 24 foram de meningite viral, 21 de meningite não especificada e dois casos de meningite por outra etiologia (fungos, parasitas). Foram notificados 10 óbitos, sendo sete por meningite bacteriana e três por meningite não especificada.

Em Salvador, foram notificados 33 casos, sendo 12 por meningite viral, 11 por meningite bacteriana, oito por não especificada e dois por meningite de outra etiologia. Foram registrados dois óbitos.

Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, rigidez de nuca e, algumas vezes, manchas na pele (tipo picada de mosquito). Em crianças pequenas, há também o abaulamento de fontanela (moleira inchada). Apesar de grave, a meningite bacteriana tem cura, desde que diagnosticada e tratada rapidamente.

A doença é transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável. Pode ser por meio de tosse, espirro

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.