Portal Saúde no Ar

 

Março azul: Ministério da Saúde alerta para o perigo do câncer colorretal

Ministério da Saúde reforça a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer colorretal (CCR),através da Campanha Março azul.

O diagnóstico pode ser feito por meio de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença.

Os sinais e sintomas sugestivos deste câncer, que são: sangramento nas fezes, massa abdominal, dor abdominal, perda de peso, anemia e mudança de hábito intestinal ( fezes moles e duras, prisão de ventre e desinteria constante)

Fatores de risco: Idade acima de 50 e alimentação com produtos processados e gorduras: 

Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver o câncer de colorretal são: idade igual ou acima de 50 anos, obesidade, ingestão de alimentos gordurosos e industrializados. O consumo de alimentos defumados, como salsichas, mortadela, linguiças, presuntos, bacon e a ingestão excessiva de carne vermelha também aumentam o risco do surgimento da doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os países com condições de garantir a confirmação diagnóstica, referência e tratamento, realizem o rastreamento do câncer de colorretal em pessoas acima de 50 anos, por meio do exame de sangue oculto de fezes. Caso o teste seja positivo, a pessoa deverá fazer os exames corretos, que permitirá ao médico visualizar a parte interna do intestino para ver se há câncer ou pólipos, lesões que podem se transformar em câncer. A retirada dos pólipos evita a ocorrência da doença.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.