Salvador segue em alerta para o surto de sarampo

Salvador segue em alerta para o surto de sarampo

Em estado de ‘surto ativo’ para sarampo, a capital baiana segue intensificando a vacinação contra a doença nas 129 salas de imunização da rede municipal de segunda a sexta-feira, sempre das 8 às 17 horas.

Para a população entre 12 meses e 29 anos, a orientação é a administração de duas doses da vacina.

Para quem tem de 30 a 49 apenas uma dose é necessária.

Crianças de 06 a 11 meses, deve tomar uma dose extra de imediato independente da cidade possuir ou nao surto e ao completar um ano, os responsáveis pela criança devem procurar uma unidade de saúde e seguir as orientações para tomar normalmente as duas doses do ciclo normal de vacinas.

De acordo com a subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Salvador, Doiane Lemos, a vacina é a melhor forma de manter a cidade livre da circulação da patologia.

“É importante que todos os indivíduos que compõem o público alvo e ainda não foram imunizados procurem o quanto antes as unidades de saúde para atualizar a situação vacinal. Como o sarampo é uma doença em eliminação no país, a ocorrência de um único caso, seja importado ou não, já é suficiente para colocar a cidade nesse status de surto ativo, que significa locais onde a vacinação precisa ser intensificada de forma seletiva”, explicou Lemos.

Atualmente, 62 ocorrências da patologia estão sob investigação em Salvador.

Fonte: Secom- PMS

 

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *