Salvador – Posto de Santo Inácio realiza mutirão de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites

 
 
 
O Centro de Saúde Santo Inácio, localizado na Alameda 56, s/n, no bairro de Santo Inácio, promoverá nesta quinta-feira (31), das 8h às 17h, mais um mutirão de testes rápidos com resultados divulgados em 30 minutos. Durante o evento também serão ofertados para as mulheres da comunidade testes gratuitos de gravidez. A iniciativa faz parte da estratégia de mobilização para ampliar o diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C em Salvador, dentro do projeto Fique Sabendo, da Secretaria Municipal de Saúde.
 
O Fique Sabendo tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, garantindo a qualidade de vida da pessoa infectada, através de acompanhamento e tratamento gratuitos na rede pública de saúde. Os pacientes soropositivos identificados no mutirão serão encaminhados para o Serviço Municipal de Assistência Especializada (Semae), na Liberdade, ou para o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Marymar Novais, no Dendezeiros, para iniciarem o tratamento totalmente gratuito.
 
Salvador é a 12ª cidade entre as capitais brasileiras em incidência do vírus da Aids. Para enfrentamento da patologia, a SMS ampliou o número de unidades de saúde que realizam o teste rápido para detecção do HIV de 33, no início de 2013, para 96 unidades em maio de 2014. Além disso, capacitou mais de 260 profissionais entre médicos e enfermeiros da atenção básica para a realização desses exames.
Fonte: Assessoria da Prefeitura de Salvador.
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.