SAC de Cajazeiras terá doação de sangue a partir de abril

SAC de Cajazeiras terá doação de sangue a partir de abril

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia informou que até o final de abril deste ano, a unidade do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no bairro de Cajazeiras, em Salvador, terá mais um serviço: a doação de sangue. O projeto piloto é uma iniciativa conjunta das secretarias da Saúde (Sesab) e Administração (Saeb) da Bahia, visando aumentar o percentual de doações no estado (1%), que está abaixo, inclusive, da média nacional (1,7%).

No final desta quinta-feira (22), Vilas-Boas se reuniu com o presidente da Fundação Hemoba, José Raimundo Mota, e o superintendente do SAC, Carlos Henrique de Azevedo, para ajustar os detalhes da iniciativa.

A expectativa é que diariamente cem pessoas doem na unidade, o equivalente a 5% do fluxo diário do SAC de Cajazeiras.  “Teremos quatro cadeiras para doação e todo o processo de triagem e coleta não demora mais do que 30 minutos”, estimula o presidente da Fundação Hemoba, José Raimundo Mota.

Para o superintendente do SAC, a facilidade de acesso e a visibilidade das unidades na capital e interior possibilitam ampliar a coleta de sangue em toda a Bahia. “Vamos estudar a possibilidade de implantar pontos de doação em todas as nossas unidades”, declara o gestor.

Uma segunda etapa está prevista para o segundo semestre deste ano, com a implantação de novos postos de coleta de sangue nas unidades do SAC nos shoppings Barra e Bela Vista, ambos em Salvador. No interior, a ideia é disponibilizar unidades móveis de coleta e, onde for possível, instalar postos fixos nos SACs.

Segundo dados da Hemoba, todos os tipos de sangue estão com bolsas em estado crítico, o que geralmente ocorre nos meses posteriores aos festejos, como São João e Natal, e períodos de férias.

Atualmente, a Hemoba é composta por 24 Unidades de Coleta, espalhadas pelo Estado, além de um Hemóvel – ônibus que circula entre empresas e comunidades, a fim de captar doadores voluntários. O sangue coletado é processado e distribuído para aproximadamente 350 hospitais da rede pública e, em alguns casos, também abastece o setor privado.

Poderão doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos que pesem acima de 50 quilos e estejam bem de saúde.  Os menores de 16 e 17 anos que quiserem doar deverão estar acompanhados pelos responsáveis legais. Não é recomendada a doação para o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade ,mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.