Robô-cirurgião opera olho e evita cegueira

Pesquisadores da Universidade de Lovaina (Bélgica) construíram um robô-cirurgião capaz de realizar operações de altíssima precisão dentro do olho. O equipamento é controlado por um cirurgião ocular, que usa uma agulha de 0,03 milímetro para injetar um medicamento trombolítico na veia retiniana do paciente – a oclusão retiniana é uma condição que pode levar à cegueira.

A primeira operação utilizando o novo método, foi bem-sucedida, mostrando que é possível dissolver com segurança um coágulo sanguíneo de uma veia interna do olho.

Oclusão da veia retiniana– É marcada pela formação de um coágulo sanguíneo em uma das veias da retina. Isso causa redução da visão ou mesmo cegueira no olho afetado. Hoje, o tratamento consiste em injeções mensais no olho, um tratamento que apenas reduz os efeitos colaterais da trombose, mas não consegue reverter seus efeitos.

A retirada total do coágulo deverá ser uma solução definitiva para a maioria dos casos.

O tratamento atual para a oclusão da veia da retina custa em torno de R$110.000, e ainda não está disponível no Brasil.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.