Reservatório de Sobradinho atinge 100% após 13 anos

Reservatório de Sobradinho atinge 100% após 13 anos

Nesta sexta-feira dia 1º, o reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, no norte da Bahia, atingiu 100% de sua capacidade após 13 anos.

A última vez que o reservatório atingiu os 34,1 bilhões de metros cúbicos d’água foi em 2009. De acordo com o diretor de Operação, João Henriquea chegou a totalidade da capacidade graças ao cenário pluviométrico.

“Desde o início do período úmido na bacia do Velho Chico, com fortes chuvas no alto São Francisco, o que se viu foi o aumento gradativo do volume d’água no rio e o acúmulo devidamente monitorado e controlado através das vazões nos reservatórios da Chesf”, disse.

Ele pontuou que, com os reservatórios cheios, o cenário será de segurança hídrica para o período seco; “garantindo o atendimento à geração de energia e aos demais usos múltiplos da água na Bacia do São Francisco”.

De acordo com a Companhia, a situação hidrológica permanentemente monitorada, inclusive no período seco que se inicia em maio; podendo haver alterações das vazões ora praticadas, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo ONS ou a alteração dos volumes pluviométricos nas regiões.

 

Campanha Vidas Importam

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.