Refrigerante de limão alivia a ressaca

Refrigerante de limão alivia a ressaca

refrigerante-limaoQuem acha que apenas o chá do boldo pode melhorar a ingestão exagerada de álcool, pode estar equivocado! Bebidas outras menos amargas, como por exemplo, refrigerante de limão pode também aliviar  a ressaca, além  das náuseas, vômitos e das dores de cabeça, aponta um estudo realizado na Universidade Sun Yat- Sen, em Guangzhou, na China. Os resultados foram publicados no periódico Food and Function do Royal Society of Chemistry.

Para o estudo, pesquisadores chineses, analisaram 57 bebidas diferentes, dentre elas chás e refrigerantes, afetaram a metabolização do álcool pelo organismo. De acordo com a pesquisa, os sintomas da ressaca não são causados pelo álcool em si, mas pelo trabalho do organismo para decompor o álcool ingerido.

Cientistas explicam que o organismo passa por um processo metabólico composto por dois estágios para decompor o álcool ingerido. “Primeiro, o fígado metaboliza o etanol em acetilaldeído e depois transforma esse produto em acetato. Enquanto o acetato não faz mal ao organismo, o acetilaldeído é prejudicial ao fígado e causa os principais sintomas da ressaca: náusea, vômito e dor de cabeça”, relatam os pesquisadores.

Enquanto alguns chás de ervas abrandaram a metabolização, prolongando a ressaca, uma bebida gaseificada conhecida como Xue bi, equivalente na China ao Sprite, acelerou o processo. Portanto, a pesquisa mostra que o refrigerante de limão alivia a ressaca, pois reduz a exposição do corpo ao acetilaldeído. No entanto, para garantir resultados conclusivos, os pesquisadores planejam realizar outro estudo independente.

Fonte: Uol

L.O.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *