Refluxo tem solução

Aproximadamente 24 milhões de brasileiros têm refluxo gastroesofágico, e o pior é que muitos não sabem identificar. Os sintomas mais comuns são azia e queimação, mas existem alguns outros que poucos relacionam ao desconforto. Sensações de bola na garganta e a dificuldade de engolir também tem relação com a doença.

A dificuldade que o líquido do estômago tem para se manter lá, retornando para o esôfago que causa a azia, desconforto e queimação. A endocrinoligista e professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Neuza Miranda, diz que “a alimentação precisa ser em pequenas quantidades, de preferência seis refeições ao dia de seis em seis horas”.

Além disto, é preciso mastigar bastante os alimentos e procurar se alimentar em um ambiente calmo e tranquilo. “A ingestão de bebidas alcóolicas e líquidos que irritem o estômago como café, chá e chocolate precisam ser evitadas, assim como o consumo de frutas ácidas como laranja e limão”.

Comer bastante legumes bem cozidos, evitar alimentos muito fibrosos, ficar muito tempo sem se alimentar e tomar cuidado com o tipo de alimento ingerido também são fundamentais. A ideia é não provocar mais irritação no órgão que já está fragilizado. Saiba mais na entrevista:

 

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.