Realizada primeira cirurgia torácica por vídeo da rede SUS na Bahia

Realizada primeira cirurgia torácica por vídeo da rede SUS na Bahia

Uma equipe de profissionais do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, referência no tratamento de doenças respiratórias, realizou a primeira cirurgia torácica por videolaparoscopia da rede SUS (Sistema Único de Saúde) na Bahia, nesta terça-feira, 15 de julho. O procedimento, chamado de lobectomia videoassistida, durou duas horas e foi realizado em uma paciente de 56 anos, tendo como finalidade a retirada de um nódulo pulmonar para a realização de biópsia. 

A cirurgia torácica vídeo assistida representa um avanço em relação à segurança do paciente, redução de custos cirúrgicos e da internação hospitalar, menor risco de sangramento, comparada à intervenção tradicional, conhecida como cirurgia aberta. 

De acordo com o coordenador do serviço de cirurgia do HEOM, Sérgio Tadeu, enquanto na cirurgia tradicional, o paciente passa sete dias internado, no procedimento por vídeo esse tempo cai para três dias, em média. “Utilizamos duas pequenas incisões, onde inserimos uma microcâmera e as pinças e visualizamos toda a cavidade torácica, reduzindo a dor e o desconforto no pós-operatório”, explicou Tadeu.

Para o diretor da unidade, Renan Araújo, esse é um procedimento extremamente mais vantajoso para o restabelecimento do paciente. “Por se tratar de uma cirurgia minimamente invasiva, o paciente se recupera sem dor e em menor tempo”, ressaltou o gestor.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *