Protocolo de segurança

Protocolo de segurança

No quadro “Alerta Bactéria”, do programa Saúde no Ar, Almerinda Luedy, especialista em segurança do paciente, fala sobre os protocolos de segurança do paciente. De acordo com a especialista, os incidentes associados aos cuidados de saúde representam uma elevada mortalidade em muitos países. “Anualmente, cerca de 850 pacientes, nos Estados Unidos, recebem transfusão de sangue que eram destinadas a outros pacientes e, aproximadamente 3% deles evolui para óbito”, alerta.

Neste caso, Almerinda revela que isso ocorre por erro na identificação do nome do paciente na bolsa de sangue. Segundo ela, isso também ocorre no Brasil, por isso, o Ministério da Saúde institui portarias que definem os protocolos de segurança do paciente, que servem de guia, que obrigatoriamente devem ser utilizados pelos serviços de saúde.

Ouça o comentário completo da especialista Almerinda Luedy, no áudio abaixo:

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.